Grupo Sengés

O Grupo

O Grupo Sengés é composto por quatro empresas (Sengés Papel e Celulose, Sengés Florestadora e Agrícola, Transportadora Cemil e Continental Embalagens) localizadas nos estados do Paraná e São Paulo. As empresas nasceram da idéia de unir a base florestal com a produção de papel. Em 1971 foi criada a Sengés Papel e Celulose, empresa que produz e comercializa papel kraft. Essa empresa foi criada pela união da base florestal localizada nos municípios de Sengés, Jaguariaiva, Castro e Dr. Ulysses ao know how de fazer papel, advinda da família Sguário, conforme nosso Histórico. Com o passar dos anos, tornou-se importante o transporte dos produtos produzidos pelo Grupo, então foi criada a Transportadora Cemil, responsável por parte do transporte e logística do Grupo. Para verticalizar ainda mais seu processo e com finalidade de atingir novos mercados, surgiu a Continental Embalagens, empresa que converte a produção da Sengés Papel e Celulose em caixas para embalagens. Atualmente as empresas do Grupo Sengés se destacam no mercado interno, produzindo madeira, papel e embalagens, gerando mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.  

Sengés Florestadora

Fundada em 1985 a Sengés Florestadora e Agrícola Ltda. é responsável pelo abastecimento de matéria prima da Sengés Papel e Celulose. A empresa preza pelo respeito e cumprimento da legislação ambiental em todas as suas áreas. O manejo florestal é realizado de forma adequada, viabilizando assim o cultivo de Pinus e Eucalipto em paralelo à melhoria das condições ambientais. As práticas conservacionistas adotadas pela Sengés Florestadora têm por objetivo a conservação da biodiversidade e se necessário a adoção de medidas para sua restauração, melhoria das condições para o desenvolvimento da fauna e flora, preservação dos recursos hídricos e diminuição da exposição do solo às intempéries. A empresa possui áreas de preservação permanente e reserva legal, áreas essas que são cobertas com vegetação nativa, as quais são essenciais para a manutenção ecológica da floresta e para a proteção da água e da vida silvestre. A Sengés Florestadora desenvolve suas atividades em aproximadamente 24 mil hectares de terras, sendo que destes aproximadamente 40% são áreas produtivas e 60% áreas com mata nativa preservada. A partir de estudos e avaliações, a empresa define suas Salvaguardas Ambientais e elabora ações com foco na preservação de todos os recursos envolvidos: Hídricos, Solo, Fauna e Flora.A Sengés Florestadora e Agrícola Ltda. possui um Programa de Gestão de Resíduos que estabelece os procedimentos adotados para classificar, segregar, armazenar, coletar e destinar os resíduos gerados nas atividades e operações florestais, visando assegurar uma correta disposição final para atendimento legal e requisitos de certificações. A empresa cultiva anualmente cerca de um milhão de mudas de Pinus, o que atende 100% da demanda anual da empresa. As mudas de Eucalipto são adquiridas no mercado, já as sementes de Pinus são compradas de empresas que possuem material geneticamente superior com adaptação comprovada para a região. Pensando na melhoria contínua, a empresa vem investindo na construção de um novo Viveiro Florestal, com melhor localização e estrutura projetada para atender as normas ergonômicas.

Sengés Papel e Celulose

A Sengés Papel e Celulose Ltda, empresa do Grupo Sengés, foi a primeira empresa de grande porte a se instalar no Município de Sengés-PR, na década de 70, com capital 100% nacional. No decorrer da história a empresa vem contribuindo com os fatores sociais e econômicos na região, o que fomentou a industrialização e o crescimento local. Hoje a fábrica emprega cerca de 500 funcionários, gerando renda e progresso à região. A empresa se destaca no mercado interno com a produção de Celulose de Fibra Longa e Papel Kraft, sendo a produção de papel comercializada com gramaturas entre 40 a 260 g/m2. Para atender às necessidades do mercado a Sengés Papel vem investindo em novas tecnologias, treinando e capacitando seus profissionais, renovando máquinas e equipamentos visando melhorar cada vez mais a sua produção e as condições de trabalho de seus colaboradores. Parte do papel kraft produzido é destinado à Continental Embalagens e o excedente da produção é comercializado em sua maioria no mercado interno, que transformam o papel em bens de consumo como embalagens, sacarias, fitas gomadas, tubetes, envelopes entre outros produtos. A empresa se caracteriza por representar uma grande família, onde os colaboradores são participativos e prontos para superar desafios, tendo sempre como objetivo principal manter a empresa sólida e bem conceituada no mercado. __________________________________________________________________________

Política de Qualidade

Entregar papel com alta qualidade, atendendo ou superando as necessidades dos clientes, por meio do desenvolvimento de soluções para otimizar nossos processos, visando a melhoria contínua, fortalecendo a parceria com nossos fornecedores, prezando pelo meio ambiente e recursos naturais e promovendo a capacitação dos colaboradores.  

Objetivos da Qualidade

  1. Melhorar Resultados Financeiros;
  2. Aumentar a Satisfação dos Clientes;
  3. Melhorar processos produtivos;
  4. Melhorar a produtividade;
  5. Reduzir impactos ambientais;
  6. Melhorar a competência dos colaboradores;
  7. Melhorar o relacionamento com fornecedores;

Continental Embalagens

Fundada em 1999 pelo Sr. Celso Sguário, a Continental Embalagens e Industria de Caixas Ltda instalou-se no município de Salto de Pirapora/SP com o objetivo de trazer para cidade uma empresa do ramo de papelão ondulado, visando atender os clientes da região. Atualmente a empresa conta com cerca de 100 colaboradores, os quais executam suas atividades numa estrutura moderna, respeitando todas as normas de Segurança do Trabalho e Certificação ISO 9001, o que garante a qualidade dos processos e produtos. O setor de Controle de Qualidade é estruturado com equipamentos próprios e profissionais treinados, o que garante a qualidade do produto final. Visando atender as necessidades dos clientes temos ainda o setor de Desenvolvimento, o qual elabora projetos para os mais diversos seguimentos das indústrias tais como: metalúrgica, alimentícia, automobilística, eletroeletrônica, gráfica, higiene e limpeza, moveleira, brinquedos entre outras. A estrutura verticalizada do Grupo Sengés favorece a produção e qualidade do produto final, visto que a maior parte do seu processo produtivo é realizado pelas empresas do grupo.


A Continental possui um laboratório de qualidade com instrumentos de alta precisão para realizar todos os testes necessários. Também contamos com colaboradores qualificados oferecendo produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente. O mesmo padrão se aplica na impressão e nos ensaios físicos realizados de acordo com as necessidades do cliente e procedimentos baseados em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Política de Qualidade

Oferecer soluções criativas em embalagens de papelão ondulado, atendendo as expectativas dos clientes, através da melhoria contínua dos nossos processos, produtos, serviços, qualidade da gestão e parceria com nossos fornecedores. Promover a capacitação dos nossos colaboradores, respeitando o meio ambiente e o equilíbrio econômico da empresa.

Transportadora Cemil

A Transportadora Cemil Ltda, iniciou suas atividades em 1978 com objetivo de transportar a produção das empresas do Grupo Sengés. Sempre atenta ao mercado e pautando-se pela qualidade, possui hoje frota de trinta e oito caminhões, divididos entre Trucks, Semi-Reboques, Bi-Trens e Cavalos Mecânicos. Hoje a Transportadora Cemil possui em torno de 70 colaboradores, divididos em duas filiais, uma em Sengés-PR, e a outra na cidade de Salto de Pirapora-SP. A Cemil vem modernizando sua frota constantemente, adquirindo sempre novos equipamentos, tornando-a cada vez mais segura e confiável. Com 35 anos de mercado, a empresa presa pelo cumprimento das legislações, segurança e capacitação dos seus colaboradores, sempre investindo e renovando a frota de caminhões, melhorando assim as condições de trabalho.