Grupo Sengés

O Grupo

O Grupo Sengés é composto por quatro empresas (Sengés Papel e Celulose, Sengés Florestadora e Agrícola, Transportadora Cemil e Continental Embalagens) localizadas nos estados do Paraná e São Paulo. As empresas nasceram da idéia de unir a base florestal com a produção de papel. Em 1971 foi criada a Sengés Papel e Celulose, empresa que produz e comercializa papel kraft. Essa empresa foi criada pela união da base florestal localizada nos municípios de Sengés, Jaguariaiva, Castro e Dr. Ulysses ao know how de fazer papel, advinda da família Sguário, conforme nosso Histórico. Com o passar dos anos, tornou-se importante o transporte dos produtos produzidos pelo Grupo, então foi criada a Transportadora Cemil, responsável por parte do transporte e logística do Grupo. Para verticalizar ainda mais seu processo e com finalidade de atingir novos mercados, surgiu a Continental Embalagens, empresa que converte a produção da Sengés Papel e Celulose em caixas para embalagens. Atualmente as empresas do Grupo Sengés se destacam no mercado interno, produzindo madeira, papel e embalagens, gerando mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.  

Sengés Florestadora

Fundada em 1985 a Sengés Florestadora e Agrícola Ltda. é responsável pelo abastecimento de matéria prima da Sengés Papel e Celulose. A empresa preza pelo respeito e cumprimento da legislação ambiental em todas as suas áreas. O manejo florestal é realizado de forma adequada, viabilizando assim o cultivo de Pinus e Eucalipto em paralelo à melhoria das condições ambientais. As práticas conservacionistas adotadas pela Sengés Florestadora têm por objetivo a conservação da biodiversidade e se necessário a adoção de medidas para sua restauração, melhoria das condições para o desenvolvimento da fauna e flora, preservação dos recursos hídricos e diminuição da exposição do solo às intempéries. A empresa possui áreas de preservação permanente e reserva legal, áreas essas que são cobertas com vegetação nativa, as quais são essenciais para a manutenção ecológica da floresta e para a proteção da água e da vida silvestre. A Sengés Florestadora desenvolve suas atividades em aproximadamente 24 mil hectares de terras, sendo que destes aproximadamente 40% são áreas produtivas e 60% áreas com mata nativa preservada. A partir de estudos e avaliações, a empresa define suas Salvaguardas Ambientais e elabora ações com foco na preservação de todos os recursos envolvidos: Hídricos, Solo, Fauna e Flora.A Sengés Florestadora e Agrícola Ltda. possui um Programa de Gestão de Resíduos que estabelece os procedimentos adotados para classificar, segregar, armazenar, coletar e destinar os resíduos gerados nas atividades e operações florestais, visando assegurar uma correta disposição final para atendimento legal e requisitos de certificações. A empresa cultiva anualmente cerca de um milhão de mudas de Pinus, o que atende 100% da demanda anual da empresa. As mudas de Eucalipto são adquiridas no mercado, já as sementes de Pinus são compradas de empresas que possuem material geneticamente superior com adaptação comprovada para a região. Pensando na melhoria contínua, a empresa vem investindo na construção de um novo Viveiro Florestal, com melhor localização e estrutura projetada para atender as normas ergonômicas.

Sengés Papel e Celulose

A Sengés Papel e Celulose Ltda, empresa do Grupo Sengés, foi a primeira empresa de grande porte a se instalar no Município de Sengés-PR, na década de 70, com capital 100% nacional. No decorrer da história a empresa vem contribuindo com os fatores sociais e econômicos na região, o que fomentou a industrialização e o crescimento local. Hoje a fábrica emprega cerca de 500 funcionários, gerando renda e progresso à região. A empresa se destaca no mercado interno com a produção de Celulose de Fibra Longa e Papel Kraft, sendo a produção de papel comercializada com gramaturas entre 40 a 280 g/m2. Para atender às necessidades do mercado a Sengés Papel vem investindo em novas tecnologias, treinando e capacitando seus profissionais, renovando máquinas e equipamentos visando melhorar cada vez mais a sua produção e as condições de trabalho de seus colaboradores. Parte do papel kraft produzido é destinado à Continental Embalagens e o excedente da produção é comercializado em sua maioria no mercado interno, que transformam o papel em bens de consumo como embalagens, sacarias, fitas gomadas, tubetes, envelopes entre outros produtos. A empresa se caracteriza por representar uma grande família, onde os colaboradores são participativos e prontos para superar desafios, tendo sempre como objetivo principal manter a empresa sólida e bem conceituada no mercado.

Continental Embalagens

Fundada em 1999 pelo Sr. Celso Sguário, a Continental Embalagens e Industria de Caixas Ltda instalou-se no município de Salto de Pirapora/SP com o objetivo de trazer para cidade uma empresa do ramo de papelão ondulado, visando atender os clientes da região. Atualmente a empresa conta com cerca de 100 colaboradores, os quais executam suas atividades numa estrutura moderna, respeitando todas as normas de Segurança do Trabalho e Certificação ISO 9001, o que garante a qualidade dos processos e produtos. O setor de Controle de Qualidade é estruturado com equipamentos próprios e profissionais treinados, o que garante a qualidade do produto final. Visando atender as necessidades dos clientes temos ainda o setor de Desenvolvimento, o qual elabora projetos para os mais diversos seguimentos das indústrias tais como: metalúrgica, alimentícia, automobilística, eletroeletrônica, gráfica, higiene e limpeza, moveleira, brinquedos entre outras. A estrutura verticalizada do Grupo Sengés favorece a produção e qualidade do produto final, visto que a maior parte do seu processo produtivo é realizado pelas empresas do grupo.


A Continental possui um laboratório de qualidade com instrumentos de alta precisão para realizar todos os testes necessários. Também contamos com colaboradores qualificados oferecendo produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente. O mesmo padrão se aplica na impressão e nos ensaios físicos realizados de acordo com as necessidades do cliente e procedimentos baseados em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Transportadora Cemil

A Transportadora Cemil Ltda, iniciou suas atividades em 1978 com objetivo de transportar a produção das empresas do Grupo Sengés. Sempre atenta ao mercado e pautando-se pela qualidade, possui hoje frota de trinta e oito caminhões, divididos entre Trucks, Semi-Reboques, Bi-Trens e Cavalos Mecânicos. Hoje a Transportadora Cemil possui em torno de 70 colaboradores, divididos em duas filiais, uma em Sengés-PR, e a outra na cidade de Salto de Pirapora-SP. A Cemil vem modernizando sua frota constantemente, adquirindo sempre novos equipamentos, tornando-a cada vez mais segura e confiável. Com 35 anos de mercado, a empresa presa pelo cumprimento das legislações, segurança e capacitação dos seus colaboradores, sempre investindo e renovando a frota de caminhões, melhorando assim as condições de trabalho.